segunda-feira, 25 de maio de 2015

Braga Romana, reviver Bracara Augusta

Bracara Augusta.
Uma cidade fundada há mais de dois mil anos por César Augusto, e que foi a capital da província romana da Galiza (Gallaecia).
Entre os dias 20 e 24 de Maio, decorreu a 12ª edição da Braga Romana, uma recriação história que integrou a reconstituição ao vivo de actividades económico-sociais alusivas à época, através da instalação de um mercado romano.
Paralelamente, decorreram cortejos, espectáculos, representações teatrais da época e a actuação de artistas ambulantes de música e artes circences.
Esta iniciativa é, anualmente, uma oportunidade para a cidade de Braga mostrar o valioso património romano que possui.

Com muita pena minha, apenas pude assistir aos espectáculos de encerramento, no dia de ontem, dia 24 de Maio, e confesso que fiquei com bastante pena de não estar presente nos dias anteriores, mas o de ontem encheu-me a alma.


Por entre combates, fogo, música, fiquei fascinada com duas actuações, e nada do que possam ver em fotografias ou vídeos fará justiça ao que se vive presencialmente.

As meninas Radiki, com a sua fantástica dança do ventre, que me deram vontade de ir ter com elas e perguntar se por acaso me poderia juntar a elas e começar a fazer o mesmo... porque sempre gostei de dançar, e vê-las, despertou o meu bichinho!

A segunda performance ficou a cargo do grupo Malatitch com a co-produção de Backstage Escola de Dança, intitulada de Flora e Zéfiro.
Dança, malabares, mastro oriental e uma fantástica prestação de todos os que nela participaram.
A história é lindíssima, emocionante, apaixonante e mágica, onde prevalecem aqueles seres dos prados e bosques... faunos, ninfas, deuses! Conseguem imaginar? É melhor do que isso. :)








1 comentário: